Descrição
Estudo Hidrológico e Hidráulico de Pontes
Projetar a altura de uma ponte é uma tarefa extremamente importante para garantir a segurança e a funcionalidade de grandes obras que impactam diretamente toda a sociedade.
Uma das principais considerações no projeto da ponte é determinar a altura da água que a ponte deve acomodar durante grandes eventos, geralmente denominados como cheias de projeto.
Essa modelagem do comportamento hidrológico-hidráulico do rio requer um estudo hidrológico que considere as características pluviométricas da bacia hidrográfica, bem como as propriedades de infiltração dos solos, rugosidades, tempos de concentração e entre outras variáveis.
Estudo Hidrológico
Um dos métodos mais amplamente utilizados para a realização de estudos hidrológicos é se utilizar de hidrogramas unitários e métodos de separação do escoamento superficial.
Usando curvas IDF para simular as características de precipitação e métodos de infiltração e de chuva-vazão, podemos calcular as vazões e elaborar o estudo hidrológico.
Esses métodos consideram a capacidade dos solos de absorver água, o que pode reduzir a quantidade de escoamento gerado durante um evento.
Uma vez estimada o hidrograma em regime transiente, pode-se iniciar o estudo hidráulico.
Estudo Hidráulico
Neste estudo, a equação de Manning para regime permanente e uniforme é usada para determinar a vazão e a velocidade da água no canal ou córrego na vazão de pico.
A equação de Manning é baseada nos princípios físicos do escoamento de fluido em regime turbulento e leva em consideração fatores como a área da seção transversal do canal, a inclinação do canal e a rugosidade do leito do canal.
Os resultados do estudo hidráulico podem então ser usados para determinar a altura da ponte necessária para acomodar a vazão de pico no evento de projeto.
Essa altura deve levar em consideração fatores como a velocidade da água, a capacidade do canal e as margens de segurança necessárias para garantir que a ponte suporte as forças geradas pela água.
Quer saber mais em detalhes como funciona todo o processo de cálculo dessa planilha? Veja nosso artigo abaixo ou então baixe o exemplo da memória de cálculo dessa planilha clicando aqui.
Estudo Hidrológico e Hidraúlico – Cota mínima de ponte para TR = 100 anos
Avaliações
Não há avaliações ainda.