5 Primeiros Passo para um Bom Cálculo de Muro de arrimo
O projeto e cálculo de muros de arrimo deve ser elaborado com muita cautela. Não é raro ver estruturas desse tipo colapsadas, muitas vezes por erros de construção, contudo, muitas vezes também por erros de projeto.
1) Reconhecimento do local, características do solo e uso e ocupação da estrutura de montante
A primeira coisa a ser analisada é o local onde será executado a estrutura.
- Existem muros nas vizinhanças?
- Esse muro terá que suportar apenas as cargas de empuxo ativo do solo e as pressões hidrostáticas do nível d’água?
- Haverá sobrecarga? Outras edificações serão construídas nas proximidades?
Uma análise bem elaborada prevendo futuras construções sobre o solo arrimado é fundamental para evitar patologias e eventuais problemas estruturais no futuro.
Além disso, dados corretos permitem que o cálculo de muros de arrimo seja condizente com a realidade.
Um levantamento detalhado das informações resumidas nesse tópico é de grande utilidade para o projetista.
Tão importante quanto prever as cargas atuantes sobre o muro é coletar as informações estruturais sobre o maciço a ser arrimado.
Desse modo, essas informações estão na maioria das vezes disponíveis nos resultados de ensaios de sondagem.
Um exemplo é a sondagem por percursão (Standard Penetration Test)
2) Definição do sistema construtivo e dos sistemas de proteção da estrutura
Após saber quais são os esforços que atuarão sobre a estrutura, é necessário saber qual técnica construtiva será utilizada arrimar o solo.
Além disso, outra pergunta a ser feita é “será utilizado um muro de arrimo por gravidade ou por flexão?”
Se for por flexão, será constituído em concreto armado, de bloco armado, com contraforte ou com vigas e pilares?
Se utilizar um muro com vigas e pilares, qual será o espaçamento entre os pilares?
E entre as vigas?
Sem dúvidas, ter a certeza de qual técnica construtiva será utilizada é muito importante porque o dimensionamento está intrinsecamente ligado à técnica utilizada.
Assim, a escolha da técnica construtiva passa pela mão do projetista, que deve tomar sua decisão com base em (i) custos, (ii) viabilidade ténica e (iii) experiência.
Finalmente, após a definição do sistema construtivo é possível definir o sistema de segurança como os sub-sistemas de impermeabilização e drenagem.
Em um muro de arrimo, o correto dimensionamento e a execução perfeita não valem nada se o sistema de drenagem não for eficaz.
Portanto, um muro de arrimo, mesmo que bem dimensionado e executado, caso não tenha um bom sistema de drenagem pode falhar.
Em chuvas muito fortes o nível do lençol freático pode subir, aumentando os esforços solicitantes.
Essa, na realidade, é uma das formas de ruptura mais comuns que observamos nos muros de arrimo, principalmente nos meses chuvosos.
Você já viu algum muro de arrimo cair após o período de chuvas??? Eu ja vi alguns …
3) Levantamento dos esforços para elaboração do Cálculo de Muro de Arrimo
A partir da caracterização do solo que será arrimado e a definição do sistema estrutural, é necessário definir o modelo matemático e o esquema estático que melhor representa a estrutura para que os esforços que atuam em cada elemento da estrutura possam ser estimados.
A Figura 4 representa um esquema estático fictício de um muro de arrimo por flexão com mão francesa em corte.
As linhas em azul representam os elementos estruturais, as setas pretas representam as reações dos esforços e as linhas vermelhas as tensões horizontais atuantes sobre o muro.
4) Dimensionamento e detalhamento da estrutura
A partir dos esforços levantados na etapa anterior, é necessário realizar o dimensionamento de cada elemento da estrutura segundo as normas vigentes.
Dentro do dimensionamento, uma etapa importante do cálculo de um muro de arrimo é definir (a) as hipóteses de cálculo e (b) as combinações de esforços. Ter isso bem claro ajuda a entender o comportamento esperado da estrutura.
Tão importante quanto o dimensionamento é realizar o correto detalhamento, para que as pranchas de projeto possam ser facilmente interpretadas na obra, evitando erros de leitura e interpretação.
5) Correta execução que reflete o projeto e o cálculo do muro de arrimo
Parece loucura o que eu vou falar, mas a quantidade de projetos que simplesmente são ignorados por pedreiros, mestres de obra e armadores …
Minha opinião, se você confia no seu cálculo, acompanhe a obra, verifique, fique de olho e garanta que a estrutura que você concebeu seja executada.
Apesar de parecer óbvio, mas eu já vi muitos casos em que isso não acontece. Nenhuma etapa da execução pode ser negligenciada, mas no mínimo compareça as concretagens …
É importante a conferência das armaduras, principalmente a dos pilares e das vigas de fundações. Atenção para os detalhamentos de ancoragem dos pilares e vigas, que podem variar de acordo com a concepção estrutural.
Além disso, a garantia dos cobrimentos de fundações, que deve ser no mínimo 5 cm, deve ser atendida sempre para evitar corrosão das armaduras.
Soma-se a isso o controle de qualidade do concreto, especialmente por se tratar de uma obra de responsabilidade.
Outra questão importante é o sistema de drenagem, que deve ser projetado e detalhado e, sobretudo, corretamente executado.
As britas do Colchão/Dreno podem colmatar, portanto é importante realizar a manutenção do sistema de drenagem de tempos em tempos.
Uma última dica: caso não tenha confiança para calcular esse tipo de estrutura, contrate uma consultoria ou repasse para outro projetista. Esse tipo de obra é uma das que estatisticamente mais causa problemas estruturais.
Quer ter um conjunto de ferramentas que te auxilie a calcular muros de arrimo? Veja logo abaixo:
Dimensionamento de estacas com momentos fletores e força cortante
Uma resposta